40 Anos Desde O Lançamento Original Do The ABBA Album


O Making Of Do The ABBA Álbum

O terceiro álbum do ABBA era a ponte que levava o grupo de Eurovision one-hit-wonders a uma força vital no pop. Neste recurso, vamos explorar a jornada que terminou com hits mundiais como 'SOS' e 'Mamma Mia'.
Juntos ou separados - ou ambos?
O que você faz com o seu tempo depois que você tenha gostado de um vencedor da Eurovisão e avanço grande sucesso em todo o mundo? Isso foi em grande parte a pergunta que ABBA teve de lidar com, no verão de 1974, tal como eles foram sinuosas após o caos de actividades promocionais inesperadas que se seguiram a sua vitória com "Waterloo" no Festival Eurovisão da Canção, em abril.
Escrever e gravar novas músicas, assim, construir sobre o sucesso que você conseguiu, você diz? Certamente, mas por Björn, Benny, Agnetha e Frida, que não era necessariamente toda a resposta para a pergunta. Apesar de não haver pouca dúvida de que iria continuar a trabalhar como ABBA, havia também outros projetos na ordem do dia. Björn e Benny ainda eram produtores na gravadora Polar Music, e tinha várias dessas atribuições para atender: acredite ou não, mas um deles era realmente um álbum com o "velho" grupo de Björn, os Hootenanny Singers. Alguém poderia pensar que grupo seria morto e enterrado após esmagadora vitória do ABBA, mas no momento Björn realmente imaginou um futuro onde ele poderia dividir sua atenção entre os dois grupos.
Benny também supervisionou a gravação do segundo álbum solo de Frida, Frida ensam ("Frida Alone"), as sessões que continuariam até o fim de 1975. Agnetha, entretanto, começou as sessões para seu quinto álbum, Elva kvinnor i ett hus ("Onze mulheres em uma casa "), que também não seria lançado até o final de 1975. Além disso, os membros do ABBA tinha que encontrar algum tempo para
relaxar no meio de tudo isso. Isso significou o cancelamento de uma turnê dos chamados "folkparks" da Suécia, para grande desgosto dos arranjadores que estávamos ansiosos para um verão lucrativo com a banda mais popular do país.


Indo Ao Trabalho
Em 22 de agosto de 1974, o trabalho finalmente começou sobre o que viria a se tornar o terceiro álbum do ABBA. Nos dois primeiros dias de gravação, faixas básicas de apoio foram concluídas por 'So Long "," Man In The Middle' e 'SOS'. Essas três faixas, como a maioria do álbum, estavam comprometidas com fita em Glen Studio, localizado no porão da casa do produtor e arranjador de Bruno Glenmark. Até então, o ABBA tinha sido gravado principalmente no estúdio Metronome, mas quando seu engenheiro de som talentoso e inventivo, Michael B. Tretow, deixou seu emprego no Metronome e mudou-se para Glen, ABBA seguiu-o para lá. Era também mais fácil para o grupo para reservar o Glen Studio por longos períodos de tempo do que tinha sido no Metronome Studio. A reserva era algo que se tornou cada vez mais importante para eles como as suas ambições e cresceu, e mais e mais tempo foi gasto na gravação de cada música.
Inicialmente, a intenção de certo modo, optimista, tinha sido que o novo álbum deve estar pronto para ser lançado antes do Natal de 1974. No entanto, embora a conclusão de três faixas de apoio logo no início das sessões era um sinal encorajador, mas o tempo gasto em ABBA, aperfeiçoando cada gravação, o mais óbvio era que não havia nenhuma chance de que eles poderiam ter um álbum pronto dentro de poucos meses. Além disso, uma turnê pela Europa foi programada para as duas últimas semanas de Novembro, seguido por uma quinzena nas estradas escandinavas em Janeiro - para não mencionar viagens promocionais para vários países europeus, bem como os Estados Unidos. O prazo do álbum foi logo adiado para a primavera de 1975.
Parte da nova missão do ABBA para a perfeição, era que era mais propenso a demolição de gravações inteiras, jogando fora as músicas que anteriormente eram simples, porque eles precisavam para conseguir um álbum acabado. Durante as sessões para este terceiro álbum, títulos como 'Rikky Rock'n'Roller', 'Terra del Fuego" e "Crazy World' foram todos à esquerda na sucata, embora esta última gravação foi mais tarde ressuscitado, polido e emitido como um single b-side. Em outros casos, como "Bang-A-Boomerang ', uma faixa de apoio que tinha sido concluída quando Björn e Benny decidiram que eles precisavam re-escrever partes da melodia real. Assim, uma nova versão da música tinha de ser gravada. Houve também o caso de uma música como 'Rock Me', originalmente com letras intitulada 'Baby' e com Agnetha como vocalista - quando a música foi finalmente lançada foi, é claro, Björn que a executou.

"So Long To ABBA" 
As sessões de gravação do novo álbum foram realizadas em um momento um tanto conturbado para ABBA, pelo menos tanto quanto sua carreira fora da Escandinávia estava em causa. Não era necessariamente tão fácil de sustentar o sucesso que tinha conseguido com "Waterloo". Posições da tabela para seus singles seguinte - "Honey, Honey" e uma versão remixada de "Ring Ring"- foram em
grande parte desanimador. O grupo percebeu que eles eram as vítimas da maldição do Eurovision, ditando que tinham direito a um hit e, em seguida, eram esperados para desaparecer da face da terra para sempre. "Sentimos que eles decidiram que o ABBA é algo que nós simplesmente não somos!", Lembrou Björn.
Infelizmente, o primeiro single a ser emitido a partir das sessões de gravação atuais só confirmou o "downhill slide. "So Long" era um rock com o mesmo tipo de ritmo e estilo geral como o de "Waterloo", que foi provavelmente por isso que ele foi escolhido para o lançamento único. Mas não foi a faixa mais forte que eles tinham no momento: em termos de desempenho gráfico, para o final de
1974 que acabou por ser o maior flor de todos os tempos do ABBA. Ele só chegou ao Top Ten na Suécia, e falhou ao se registrar completamente nas paradas britânicas, algo que o grupo acho especialmente preocupante. Afinal de contas, na medida em que estavam em causa de Grã-Bretanha que era o centro de tudo o que era tendência-líder e legal sobre a música popular moderna.
Na Suécia e no resto da Escandinávia, no entanto, o público era tão leal e entusiasmado do que nunca. Após a liberação, em Abril, o novo álbum - intitulado simplesmente ABBA - rapidamente disparou para o número um, permanecendo lá por vários meses e quebrando o recorde de vendas no mercado interno estabelecido pelo Waterloo, álbum anterior do grupo. A frente da manga glamourosa foi
baleado fora de Estocolmo Castle Hotel, enquanto a traseira destaque o grupo que levanta com elegância no átrio do hotel. O single emitida em torno do mesmo tempo, a homenagem de 1950 "schlager" , "I Do, I Do, I Do, I Do, I Do ', revelou-se uma melhoria significativa nas paradas internacionais, embora o Reino Unido ainda aprovava sua política de esperar-pra-ver.

Grandes hits e ótimo sucesso
Não foi até o segundo semestre de 1975 que tudo finalmente se reuniu em grande forma, por isso foi quando o grupo finalmente lançou as duas fortes faixas do LP como singles. O primeiro deles foi o brilhante "SOS", com uma vantagem do característico vocal melancólico de Agnetha. ABBA fez clipes promocionais para quatro das músicas do álbum - 'Mamma Mia', 'SOS', 'I Do, I Do, I Do, I Do, I Do" e "Bang-A-Boomerang "- e quando estes foram mostrados na televisão australiana foi o início de uma febre ABBA de proporções incompreensíveis, o grupo que ocupou o primeiro lugar na parada de singles por 14 semanas consecutivas.
Na verdade, foi apenas através do entusiasta impulso do RCA, gravadora australiana do ABBA, que 'Mamma Mia' foi lançado como o quarto single do The ABBA Album. Foi uma decisão fortuita, essa música sozinha foi responsável por 10 das semanas, o grupo passou no topo das paradas australianas, e no Reino Unido - onde 'SOS' tinha finalmente trouxe ABBA de volta no Top Ten novamente - 'Mamma Mia" tornou-se o primeiro do grupo desde o número um "Waterloo". O escárnio tradicionalmente conferido nos antigos vencedores da Eurovisão foi claramente não aplicável no ABBA.
Embora as gravações do grupo tinham uma identidade particular para os quatro membros a partir do momento que começaram a trabalhar juntos, foi o The ABBA Album - particularmente em faixas pop de knock-out, como "SOS" e "Mamma Mia" - que deixou claro que eles tinha realmente encontrado a sua própria voz, chegando ao famoso "ABBA sound".
As gravações foram nítidas e claras, os vocais brilharam em harmonia em múltiplas camadas, e cada pedaço da paisagem sonora foi preenchido com floreios de teclado, riffs de guitarra ou outros efeitos sonoros. Aimplesmente, The ABBA Album foi o álbum transitório que trouxe o grupo de aspirantes suecos para uma força significativa na música popular atual. E, mais importante, o sucesso fenomenal que as músicas do LP trouxe, fez com que o The ABBA Album apagasse quaisquer dúvidas a respeito de onde os quatro membros estariam concentrando seus esforços musicais ao longo dos próximos anos.

Ouça, baixe e disfrute do álbum completo online: iTunes / Spotify

Tradução: Portal ABBA Brasil
Texto e Fotos: ABBA SITE




Nenhum comentário :

Postar um comentário