Björn Ulvaeus em Mamma Mia!: The Party E Por Que Nunca Haverá Uma Turnê de Reunião


É o Day One of Daniel Ek e inauguração de Brilliant Minds conferência de música tecnologia de Ash Pournouri, e um polido, cavalheiro sueco bem-vestido está sentando-se para baixo para o café no luxuoso branco e dourado saguão do Grand Hotel, em Estocolmo. Para as lanchonetes nas proximidades, ele se parece com qualquer empresário estabelecido, com seu óculos vermelho-moldado e crisp, terno tons de camelo e cópia do jornal sueco SvD Näringsliv colocados na frente dele.
Mas, como ele se senta para uma rara entrevista, torna-se claro que ninguém quer saber ou pelo menos se importa de fazer uma cena que o empresário em questão é Björn Ulvaeus, um quarto de grupo sueco ABBA e um dos compositores mais bem sucedidos de todos os tempos. Isso é graças ao sucesso mundial de Mamma Mia!, o jukebox musical com base no extenso catálogo do ABBA que já arrecadou mais de US $ 2 bilhões das mais de 40 adaptações para teatro internacionais e foi visto por mais de 55 milhões de pessoas. Em setembro, a produção original da Broadway vai finalmente acabar com seu épico prazo de 14 anos (mais de Grease, Rent e Violinista No Telhado, entre muitos outros.)
Claro, Ulvaeus ainda não gravou uma canção sob o ABBA desde 1982, e ele e seus companheiros de banda ferozmente mantém nos 33 anos que eles nunca tinham a intenção de fazer isso de novo. Então, há muito tem sido Ulvaeus fora do jogo, ele não pode ajudar, mas sai alegremente inconsciente de determinados aspectos do negócio da música atual.
"Eu não falo com a Billboard faz um bom tempo. ", Diz Ulvaeus ." Quando foi que morreu? Então é só você agora, e na Inglaterra Music Week? "
Durante 15 minutos, Ulvaeus generosamente falou longamente sobre o legado do ABBA mesmo enquanto olhava ansiosamente para o cintilante Lago Mälaren apenas fora do hotel Plaza (que tinha originalmente solicitado a conversa para ser de 10 minutos). Tópicos variaram desde a fundação surreal dos dois anos de idade do ABBA The Museum em Estocolmo, Mamma Mia! é o próximo capitulo, O alívio de evitar turnês de reunião ("É uma espécie de bom por ser o único grupo que nunca mais voltou") e o desequilíbrio da nova economia streaming.

O ABBA The Museum já está ai em torno de dois anos. Já houve qualquer resistência por ser parte de algo assim, uma vez que todos os quatro membros ainda estão muito vivos?
Pode apostar. [risos] Foi meio estranho ser parte de seu próprio museu, portanto, houve uma enorme resistência por parte de mim e do resto de nós. Mas a cidade de Estocolmo queria ele, e parecia ser uma coisa boa para Estocolmo, e tudo o que é bom para Estocolmo eu sou a favor. Então nós dissemos sim sem pensar muito sobre isso. Mas, então, de repente se tornou muito real quando disseram: "Temos este edifício, que está sendo construído agora em Djurgarden, um lugar perfeito para ele, mas eu percebo que é muito perto de casa."

E eu também percebi, o que seria se eu tivesse que ouvir comentários sobre o museu como "Não é realmente bom, não é?" Ou "Eu esperava mais dele"? Porque eu vou ouvir isso e não apenas por um ano, mas para o resto da minha vida. E foi aí que eu decidi me envolver. Mas não foi tão difícil como eu pensei imediatamente, porque quando eu comecei a fazer isso eu poderia dar um passo atrás e imediatamente me vejo como uma personalidade pop histórico, o cara dos anos 70 nas roupas engraçadas, e eu disse a sua história. E muito desapegado de mim mesmo, que eu sou agora, para que houvesse uma maneira de superar isso. E, depois que foi pura alegria, na verdade. Queríamos dar-lhe um senso de honra, para mostrar que não estávamos tendo nos demasiado a sério, um pouco de calor, um pouco de analógico misturado com digital. Mas ele tinha um tipo de proximidade para as pessoas - porque os estrangeiros, eles vêem-nos lá em cima como algo além do céu. Considerando que, quando você entra no museu, há o começo humilde que é muito, muito pé no chão e eu queria que as pessoas tivessem esse sentimento.

Qual foi a coisa mais gratificante sobre o estabelecimento do museu e do Music Hall of Fame Sueco?
Eu acho que a parte mais gratificante vai talvez ser no futuro, quando esta se torna a Casa da Música, na Suécia. Ele está a caminho de tornar-se isso, mas você quer que ele seja a manifestação física da maravilha música sueca. Então é isso que eu estou trabalhando no momento, então talvez no próximo ano se haverá conferências de imprensa ou seminários do Simpósio de Estocolmo, ele poderia estar em Pop House em Estocolmo. Veremos. É também muito gratificante ouvir de pessoas que gostam do museu. Eu nunca ouvi quaisquer comentários de pessoas que dizem: "Bem, eu esperava mais do que isso."

Você foi o orador vantagem aos Mentes Brilhantes hoje, uma conferência que celebra os empresários suecos. Como você estava formando ABBA num momento em que a música sueca não tinha perfil internacional no início dos anos 70, você se sente como um empresário no momento?
Não, nem um pouco. Quando nos separamos em 82, eu pensei que era isso. Nunca passou pela minha cabeça, sabe? Foi tão longe do que pensávamos, que estaria sentado aqui hoje falando sobre isso. Mas eu acho que há alguma verdade nisso - que antes do ABBA não havia nada. Que uma gravadora americana viria a Suécia e ouvir algo da Suécia parecia totalmente impossível. E agora, totalmente diferente, e eu acho que tinha algo a ver com isso. Embora haja certamente foi outras pessoas através das décadas. Mas um monte de gente viu que era possível para escritores suecos, produtores suecos de ter sucesso no exterior. Porque eu acho que a mentalidade era: Não vale a pena tentar, é impossível. E eu acho que mudou, que sempre muda quando há modelos a seguir. Então, eu estou muito orgulhoso disso.

Há algum artista sueco ou produtor que você sinta que está exercendo o seu legado hoje?
De certa forma, Max Martin, é claro. E, bem, todos esses escritores - eles têm uma maneira diferente de escrever hoje, mas ainda assim eles são compositores  do mainstream de agora como se estivéssemos nos anos 70. E em breve eles serão passado, e alguém vai continuar.

Você ainda escreve?
Benny [Andersson] e eu escrevemos a música ocasional, sim. Principalmente, temos escrito musicais desde que o ABBA acabou. Pode haver outro musical em nós, você nunca sabe. Mas logo após ABBA nós escrevemos Chess, é claro, que tinha "One Night In Bangkok", e então nós escrevemos mais um par - Mamma Mia! claro. E por falar em Mamma Mia !, Eu estou atualmente envolvido em um experimento muito interessante - há uma parte divertida de Estocolmo apelou Gröna Lund, e eles têm um antigo restaurante [Tyrol] que vamos transformar em um tipo taverna grega de coisa com árvores de oliva e uma fonte. E bem como Mamma Mia!, onde há uma festa de casamento enorme no final, eu quero recriar esse tipo de humor feliz e enquanto as pessoas estão comendo e se divertindo e bebendo, eles estarão em em um tempo real da história ao mesmo tempo. Não é Mamma Mi! 2, é completamente diferente, é uma espécie de interação com a platéia. Então, isso é Mamma Mia! The Party, que será aberto em Estocolmo em Janeiro.

E eu tenho certeza que você viu que quando você apareceu no show online, as pessoas disseram: "Uau, isso poderia finalmente ser o reencontro?" Você esperava essa especulação?
Quer dizer, eu não sei se algum dia essas especulações vnao parar. [risos] Mas acho que é bom por ser o único grupo que nunca mais voltou. Porque eu acho que nós somos praticamente o único grupo que poderia ter uma reunião mas que não teve uma.

Você vê bandas como The Rolling Stones e The Who agora e pensa: "Eu não quero estar em turnê assim"?
Pode Apostar. Toda vez que eu vejo isso eu fico tão feliz que eu não tenho que estar lá. Mas, para esses caras se torna um modo de vida, eu suponho. Porque nós não fazíamos muitas turnês - efetivamente houve um período de cinco a seis meses mais de 10 anos que passamos em turnê. Para nós fazer isso não significava nada. Estou apenas aliviado que eu não tenho que pensar sobre uma turnê, eu posso sair no meu barco esta tarde no arquipélago ... é maravilhoso.

Certamente você reconheceu a importância de documentar essas performances relativamente poucas, no entanto, como o ABBA foi filmado ao longo de uma dúzia de vídeos de música e inúmeros filmes de concertos antes da era de MTV tinha chegado.
Sim, mas ficar em turnê era algo que nós nunca realmente gostamos. Era como reproduzir algo que já tinha feito. Eu estava tão orientado para a próxima gravação, que depois de alguns concertos tornou-se chato.

Com o musical da Broadway chegando ao fim em setembro, The Party! é como o próximo capítulo de Mamma Mia! para você?
Poderia ser o próximo capítulo, mas não tem nada a ver com o fechamento do show. Mas se este decolou, não vejo qualquer razão para que ele não decolar em outro lugar. Então, vamos ver. Mas é uma experiência, e no início Mamma Mia! foi um bom experimento. Ninguém sabia - Quero dizer, olhe para todas essas musicais jukebox que vieram depois de Mamma Mia! E agora 55 milhões já o assistiram, apenas incompreensível.

Como você avalia o cenário digital da música para músicos agora?
Bem, eu acho serviços de streaming, como eu disse no meu discurso de hoje, o YouTube é um serviço de streaming e deve ser pago da maneira que assinantes premium pagam Spotify. O digital não decolou para todos os escritores. E uma outra coisa que eu acho assinantes premium devem fazer é, eu sou um assinante premium e eu posso clicar em algo 50 vezes por mês pelos os meus 10 dólares. Considerando que ao lado, filha do vizinho clica 800 vezes sobre Justin Bieber, e ela também paga 10 dólares e nós estamos todos juntos em um caroço. O que significa que os artistas que eu toco ficam tão pouco em comparação com Justin Bieber, e isso é totalmente injusto eu acho. Por que deveria ser diferente do que quando você vai e compra um CD? Esse dinheiro foi direto para as pessoas que fizeram o CD. Estou me sentindo tão desencantado sobre isso.

Fonte: Billboard

Nenhum comentário :

Postar um comentário