Agnetha Fältskog


Agnetha Åse Fältskog (5 de abril de 1950) é uma famosa cantora sueca e ex-integrante do grupo ABBA. Desde pequena, era estimulada por seu pai, que a levava para fazer apresentações em parques públicos de Estocolmo. Com 15 anos ela já compunha suas próprias músicas para as apresentações.

Começo da Carreira 
Em 1966, um caçador de talentos a viu se apresentando e resolveu ajuda-la, apresentando-a para um cantor sueco que estava montando uma banda, que, impressionado com sua voz, a convidou para fazer parte de seu grupo chamado The Cambers. O grupo fazia bastante turnes pela Suécia e quando ela começou a se tornar popular, resolveu embarcar em carreira solo.
Em 28 de janeiro de 1968 Agnetha assinou contrato com a gravadora CBS-Cupol Label e lançou seu primeiro álbum em sueco. O álbum levava seu nome no título e alcançou o sucesso com o single "Borsta Tandtrollen Bort".

Em 1969 Agnetha compôs as músicas "Zigenarvän" e "Om tårar vore guld", que tiveram problemas em ser divulgadas graças a acusações de plágio contra Agnetha, que mais tarde se mostraram falsas. Terminado o problema de autoria das músicas, o álbum "Agnetha Fältskog Vol.2" foi lançado confirmando a crescente popularidade da cantora. No verão desse ano ela conheceu Björn Ulvaeus, com quem iniciou um romance.

Em 6 de julho de 1971 ela e Bjorn se casaram em Västra Götaland, um condado da Suécia. No mesmo ano, ela lançou seu quarto álbum intitulado "När En Vacker Tanke Blir En Sång" que foi um sucesso. O single "I Don't Know How To Love Him" tocou nas rádios suecas por meses.

Em 1972 Agnetha se apresentou várias vezes pela Suécia com o ABBA e no final deste ano a banda se apresentou num programa de TV que apresentava novas bandas chamado Eurovision. A música apresentada foi "Ring, Ring", uma das primeiras composições da banda em inglês.

Em 1973, Björn e Agnetha tiveram sua primeira filha, Elin Linda Ulvaeus, que nasceu no dia 23 de fevereiro. No final deste ano a Cupol lançou o "Agnetha Fältskogs Bästa", uma coletânea com os melhores singles dos últimos 4 álbuns da cantora.

Em 1974 o ABBA lançou seu primeiro LP chamado "Waterloo". O álbum fez um sucesso gigantesco, alcançando o 1ºlugar em seis países e garantindo a 6ª posição da Billboard.

Em 1975 Agnetha se dividia entre as gravações do segundo álbum do grupo e o lançamento de seu sexto álbum intitulado "Elva Kvinnor I Ett Hus". Em junho o grupo lançou seu segundo álbum, "ABBA", que vendeu milhões de cópias pelo mundo. Em setembro o grupo saiu numa turnê de duas semanas pelos EUA, sua filha na época tinha três anos de idade e Agnetha se mostrava muito preocupada com o impacto das viagens sobre Linda.

Em 4 de dezembro de 1977, nasce em Estocolmo Peter Christian Ulvaeus, seu segundo filho.

Em 1978 o grupo parou a turnê para que Agnetha pudesse cuidar de seu novo bebê. No final desse ano ela e Björn resolvem se divorciar, mas concordaram em permanecer com o grupo.

Em 1979 o grupo embarca em uma grande turne mundial, a excitação do público a deixava incomodada, já que ela tinha um certo medo de multidões.

Em 1982 com os romances partidos no grupo já que Benny e Frida também se divorciaram, o grupo resolve se separar. Agnetha embarca em carreira solo e lança seu primeiro álbum em inglês chamado "Wrap Your Arms Around Me", que teve bastante sucesso.


Em 1985 ela lança seu segundo em inglês, o "Eyes Of A Woman", que apesar de obter menor êxito no exterior foi um tremendo sucesso na Suécia.


Em 1986 a Cupol lançou uma compilação de seus álbuns solo intitulada "Sjung Denna Sång.

Em 1987 Agnetha lançou um álbum com músicas de natal chamado "Kom Folj Med I Vår Karusell" e seu terceiro álbum em inglês, "I Stand Alone" produzido pelo artista estadunidense Peter Cetera. O álbum vendeu 170 mil cópias.


Em 1996 Agnetha lançou o álbum duplo "My Love, My Life" em inglês, depois de 9 anos de silêncio. Neste ano ela publicou também um livro em sueco intitulado "Som Jag Är".


Depois do lançamento do álbum I Stand Alone, Agnetha ficou dezessete anos sem lançar nenhum álbum ou canção. Boatos diziam que ela jamais voltaria à vida pública, já que desde 1987 fazia raras aparições na mídia, chegando até a ganhar fama de nova Greta Garbo.
Mas em 2004 uma noticia surpreendeu o mundo e os fãs da loira. Agnetha anunciava que estava gravando um novo disco e que em breve seria lançado. Ao fechar contrato para este álbum com a gravadora, ela deixou bem claro que não faria promoções do álbum e não viajaria para lugar nenhum, talvez faria apenas algumas entrevistas para a TV sueca. 
O álbum foi entitulado como "My Colouring Book" e foi lançado da 19 de Abril de 2004.
O álbum foi composto por treze músicas, somente covers que, segundo a própria Agnetha descreveu, foram muito importantes para a sua vida.


A é o quinto álbum solo de Agnetha Fältskog desde o fim do ABBA e seu primeiro álbum há quase uma década.Este álbum foi lançado 9 anos após "My Colouring Book", e ao contrário do último, traz canções novas compostas juntamente com Jörgen Elofsson (que compôs e produziu trabalhos com cantoras com Kelly Clarkson e Britney Spears).Segundo Agnetha, o álbum não foi planejado.


Hoje Agnetha vive em um subúrbio calmo de Estocolmo em sua fazenda, junto de sua filha, seu genro e dois netos.



Um comentário :